"Guarda-me como a menina dos Teus olhos." (salmo 17:8)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Recolhe minhas lágrimas

“Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?” (Sl. 56.8).

Todos nós já choramos na vida; pelo menos quando nascemos, choramos. Aliás este é o enigma da vida: “nascemos chorando ou pelo menos alguém chora por nós”.

Mas sem dúvidas que todos nós passamos por momentos de lágrimas, lágrimas de emoção
, a alegria de uma vitória. Também choramos de sofrimento, alguém querido que vai embora. Chora-se também quando se sofre uma calúnia.

Enfim chora-se por vários motivos, mas um dado curioso é que as lágrimas se secam com o lenço, com a mão ou com o ar. Ninguém guarda lágrima, ninguém carrega um vidrinho e vai guardando as suas lágrimas.
Vamos voltar ao texto lido: “...recolhe as minhas lágrimas em teu odre...”. DAVI está dizendo que Deus guarda as nossas lágrimas: “...recolhe as minhas lágrimas..”.

Naquele tempo guardava-se água, vinho e leite dentro de um vasilhame de couro. “Recolhe as minhas lágrimas em teu odre”.

O que DAVI está dizendo é que ele passou um momento muito difícil na sua vida e vem contando isso no seu salmo, mas quando chorou, as lágrimas que deveriam ser secadas com a mão por ele foram guardadas por Deus. É uma figura poética. As lágrimas do fiel são guardadas. Ele descobriu isso na sua experiência. O seu sofrimento e o seu choro não foram desapercebidos por Deus.

E podemos dizer que o primeiro significado desta expressão para as nossas vidas é que...


DEUS VÊ AS LÁGRIMAS...
“recolhe as minhas lágrimas”. A idéia é que ele passou por um momento sombrio, vinha passando titubeante e Deus estava contando os passos dele. DEUS estava vigilante no momento da sua crise.

A declaração do salmista é muito simples: Deus está atento ao que se passa conosco, ele vê. Para o Salmista DEUS não é um ídolo qualquer, muito pelo contrário, o salmista ironiza os ídolos: Abra sua Bíblia no Salmo 115:4-7 e veja o que ele diz: (“4 Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. 5 Têm boca, mas não podem falar, olhos, mas não podem ver; 6 têm ouvidos, mas não podem ouvir, nariz, mas não podem sentir cheiro; 7 têm mãos, mas nada podem apalpar, pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta.”).
Ou seja o Salmista fica admirado com as pessoas que confiam em ídolos e depois finaliza no v. 8: (“Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.”). Porque eles não podem ver, não fazem nada, são ídolos, são mortos, são inúteis, mas ele diz que o seu Deus contou as suas lágrimas. Com Deus é diferente.

O sofrimento não é algo que Deus ignore. Será que Deus não vê a tempestade em que eu estou? Sim, vê. Ele sabe o que é sofrimento e Ele guarda.

O salmista diz, “recolhe as minhas lágrimas no teu odre”. - Ele vê o nosso sofrimento. Se você está passando por aflição ou por alguma necessidade não deve pensar: Deus me esqueceu, ou Deus não está vendo, ou Deus não se importa. Porque Deus nos vê, se importa, Deus sabe, ele conta.

No v. 8, do Capítulo 56, diz ainda o Salmista: “acaso não estão anotadas em teu livro?”. - Ele vê, ele guarda, ele anota


DEUS RECOLHE AS LÁGRIMAS.

Ele põe num odre, num frasco, põe para recordar
, elas estão ali. Cada vez que olha vê aquilo ali. As lágrimas do fiel têm valor. Não estão no teu livro? Não estão inscritas no teu livro?

Alguns de nós marcamos alguma coisa que nos aconteceu. Registramos o nascimento de um filho, uma formatura, alguma coisa que nos diz valor e que não queremos esquecer. As minhas lágrimas estão inscritas no teu livro. Tu anotaste. É o que o salmista está dizendo. Ele não ignora.

De vez em quando ouvimos alguém dizer: “Deus escreve certo por linhas tortas.” - Entretanto para Deus não há linhas tortas, as linhas são sempre retas, mesmo que em um determinado momento alguma coisa não possa ser explicada, ele viu, ele sabe, ele não perdeu o controle e por vezes o que estraga tudo não é problema em si, mas a nossa reação diante do problema.

Quando nos esquecemos que Deus está presente nestes momentos e que Deus conduz estes momentos, participa dele, aí nos desestruturamos.

Ele recolhe e ele guarda, ele não ignora. Por fim, podemos dizer, ele vê, ele guarda...

DEUS ENXUGA AS LÁGRIMAS.

Porque se só visse e dissesse, olha ele está chorando, isso não adiantaria muito, mas ele enxuga as lágrimas.

No livro do Apocalipse a Bíblia diz: “ELE enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” . (Ap. 21.4).

Houve um homem que chorou muito no Antigo Testamento, ele era um adolescente e os irmãos não gostavam dele, pensaram primeiro em matá-lo, depois acharam que não valia nem a pena matar e o venderam como escravo. Ele tinha alguns valores morais e resolveu se pautar por eles e quando rejeitou o assédio sexual de uma mulher, ele foi parar na cadeia e lá fez amizade com algumas pessoas. Pediu que elas se lembrassem dele e um sujeito que ele ajudou se esqueceu dele e o tempo se passou.

A história deste homem, e você já sabe que estou falando de JOSÉ. Mas ao longo do sofrimento deste homem nós encontramos uma profunda expressão: “e o Senhor era com José, e o Senhor estava com José.”

Não parece, porque a coisa está ruim, mas o Senhor estava com José e este homem acaba saindo da masmorra para ocupar o segundo posto do país, ele sai para ser o governador do Egito. Agora não mais como um adolescente rejeitado, ele será o salvador dos irmãos e do pai, não mais como alguém na masmorra, mas como alguém com toda a autoridade de mando este homem tem as suas lágrimas enxugadas.
E em Gênesis 41.51-52 fala-se que quando nasceu seu primeiro filho, José o chamou de Manassés, pois disse: “Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos, e de toda a casa de meu pai.” Ao segundo chamou-lhe Efraim, pois disse: “Deus me fez próspero na terra da minha aflição.”

Dois filhos com duas mensagens: Deus me fez esquecer e Deus me fez próspero.
Estar como escravo, parar numa prisão e sair de lá para ser o segundo homem do país é preciso realmente muito a graça de Deus. Não estava Deus vendo o que estava acontecendo com ele? O Senhor era com José. E depois esta declaração sua: Deus me fez esquecer.

As recompensas que Deus tem para dar àqueles que nele confiam são muito maiores do que os dissabores que enfrentamos. Deus me fez prosperar. O caminho que Deus tem para avançarmos, progredirmos é muito maior do que o que nos amarrou atrás. O que está sendo dito é isto: Deus tem muito mais para dar do que o mundo tem para nos afligir de dores.

Deus me fez esquecer, Deus me fez prosperar. Você pode imaginar quantas lágrimas José derramou? Podemos imaginar um adolescente com saudade do pai, porque quando ele encontra os irmãos, anos depois, os irmãos não o reconhecem, ele faz uma pergunta, vosso pai vive? Saudade do irmão caçula.

Não tendes um irmão menor? Como está ele? Mas Deus viu, Deus guardou e Deus enxugou.

Uma das lições mais ricas que podemos aprender na Bíblia é que Deus não é uma força, uma energia cósmica, um olho dentro de um triângulo, não é uma pirâmide, mas é um Deus pessoal que ama os homens, entra nas suas vidas, deseja participar delas, pode enxugar as suas lágrimas, pode transformar, modificar a sua vida. A sua vida pode ser mudada e mudada para sempre.
Voltemos ao Salmo. Embora esta passagem seja muito bonita “...recolhe as minhas lágrimas no teu odre, acaso não estão anotadas em teu livro?” a idéia mais forte do Salmo aparece nos versos 4,10 e 11. Veja comigo:

“Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?” (Sl .56.4).

“Confio em Deus, cuja palavra louvo, no SENHOR, cuja palavra louvo, em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o homem?” (Sl. 56.10-11).

É como se ele estivesse dizendo, me fizeram chorar, chorei muito, tive muitas lágrimas mas eu confio neste Deus, louvo este Deus, ponho a minha confiança nele, o que os mortais podem me fazer? E repete: “neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei, que me pode fazer o homem?”.
Eu quero terminar a nossa reflexão fazendo a você algumas perguntas: Você tem lágrimas? Talvez visíveis, escorrendo pela face, dentro, no coração. - Você tem a face sombria, tem vontade de chorar, sente que a vida está uma bagunça, desorganizada, precisando ser mudada?

O Salmo 27 diz assim: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio, de quem terei medo?” (Sl. 27.1).
E no verso 14 ele diz assim: “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.” (Sl. 56.14). Se você chora DEUS quer secar as suas lágrimas, Ele vem notando, vem fazendo anotação de cada sofrimento, de cada crise e de cada sofrimento, mas Ele quer enxugar e parar com isto.

2 comentários:

luisa disse...

gostei muito do artigo. thanks

Anônimo disse...

ótimo texto...mas eu já li em outro blog
seria interessante ler um texto feito pelo próprio autor do blog

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates